Na quase totalidade, as pessoas tecem esses comentários com base em experiências pessoais mas sem uma visão MACRO da atividade.
Abaixo, dois exemplos do que costumo ouvir por aí.
EXEMPLO 1
- Eu acho que deveriam facilitar a criação e circulação dos Blocos na cidade. Tem muita burocracia para brincar o carnaval!
EXEMPLO 2
- Eu acho que a Rua da Conceição não é o local para o desfile dos Blocos e Escolas de Samba. Tem de voltar para a Amaral Peixoto!CRESCIMENTO ORGANIZADO de qualquer atividade requer planejamento, estudo e análises.
No exemplo 1, o interlocutor é o mesmo que fica indignado se, ao passar com seu veículo, encontra-se em rua na qual "SURGE" um bando de pessoas interessadas em brincar o carnaval na via pública, pouco se importando com o tráfego de veículos. Ele se irrita, fica incomodado, se atrasa até. Acha um absurdo os foliões estarem urinando na Rua. Se pergunta cadê os agentes de trânsito nessa hora e fica resmungando ao volante e/ou buzinando, incomodando então ainda mais os moradores da localidade que foram também surpreendidos com o inesperado festejo carnavalesco.
No exemplo 2, é bem provável que o interlocutor vivenciara os "áureos tempos do carnaval de Niterói" e acha que transferindo o desfile para outra via, a tendência é que se melhore. Nem mesmo presta atenção no fato que, naqueles tempos, TODA A CIDADE ERA ENFEITADA, não se realizava o maior e mais incrível desfile, com dezenas de milhares de pessoas, a apenas 13 quilômetros do centro de Niterói. As coisas mudaram; a cidade mudou e o desfile grandioso migrou para o município ao lado. Possivelmente nunca foi a um desfile na Rua da Conceição. Nem mesmo sabe quantos integrantes tem um Bloco de Enredo ou Agremiação filiada a U.E.S.B.C.N. Acha que ALARGAMENTO DE VIA é a mesma coisa que CRESCIMENTO DO CARNAVAL.
PLANEJAMENTO É TUDO!
Existência de Banheiros Químicos, análise prévia de impacto viário para definição de trajetos alternativos para destinos específicos; monitoramento do tráfego com a participação de agentes de trânsito e deslocamento de efetivo policial e da guarda municipal para dar segurança e impedir distúrbios, furtos e roubos. Necessidade de manutenção de pessoal de limpeza a postos para, ao fim da aglomeração de pessoas, limpar, varrer e colher os dejetos e rejeitos deixados pelo caminho. Todos esses aspectos, envolvendo todas essas pessoas, equipamentos e veículos fazem parte da preparação para que um simples Bloco, que pode começar com algumas dezenas de pessoas e terminar com milhares delas, passe ou permaneça em via pública.
Não é tão fácil quanto parece. Não basta dizer "Eu acho que..." sem pensar em todos os aspectos necessários e indispensáveis para que realmente possamos chamar o carnaval de FESTA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário