sexta-feira, 4 de março de 2016

Muitas opiniões mas pouco interesse em inteirar-se do tema

Noto o tempo todo, a todo instante, em inúmeros locais e em diferentes horários pessoas com OPINIÕES sobre como o CARNAVAL DA CIDADE DE NITERÓI pode melhorar, pode crescer, etc.

Na quase totalidade, as pessoas tecem esses comentários com base em experiências pessoais mas sem uma visão MACRO da atividade.

Abaixo, dois exemplos do que costumo ouvir por aí.

EXEMPLO 1
- Eu acho que deveriam facilitar a criação e circulação dos Blocos na cidade. Tem muita burocracia para brincar o carnaval!
EXEMPLO 2
- Eu acho que a Rua da Conceição não é o local para o desfile dos Blocos e Escolas de Samba. Tem de voltar para a Amaral Peixoto!

CRESCIMENTO ORGANIZADO de qualquer atividade requer planejamento, estudo e análises.

No exemplo 1, o interlocutor é o mesmo que fica indignado se, ao passar com seu veículo, encontra-se em rua na qual "SURGE" um bando de pessoas interessadas em brincar o carnaval na via pública, pouco se importando com o tráfego de veículos. Ele se irrita, fica incomodado, se atrasa até. Acha um absurdo os foliões estarem urinando na Rua. Se pergunta cadê os agentes de trânsito nessa hora e fica resmungando ao volante e/ou buzinando, incomodando então ainda mais os moradores da localidade que foram também surpreendidos com o inesperado festejo carnavalesco. 

No exemplo 2, é bem provável que o interlocutor vivenciara os "áureos tempos do carnaval de Niterói" e acha que transferindo o desfile para outra via, a tendência é que se melhore. Nem mesmo presta atenção no fato que, naqueles tempos, TODA A CIDADE ERA ENFEITADA, não se realizava o maior e mais incrível desfile, com dezenas de milhares de pessoas, a apenas 13 quilômetros do centro de Niterói. As coisas mudaram; a cidade mudou e o desfile grandioso migrou para o município ao lado. Possivelmente nunca foi a um desfile na Rua da Conceição. Nem mesmo sabe quantos integrantes tem um Bloco de Enredo ou Agremiação filiada a U.E.S.B.C.N. Acha que ALARGAMENTO DE VIA é a mesma coisa que CRESCIMENTO DO CARNAVAL.

PLANEJAMENTO É TUDO!
Existência de Banheiros Químicos, análise prévia de impacto viário para definição de  trajetos alternativos para destinos específicos; monitoramento do tráfego com a participação de agentes de trânsito e deslocamento de efetivo policial e da guarda municipal para dar segurança e impedir distúrbios, furtos e roubos. Necessidade de manutenção de pessoal de limpeza a postos para, ao fim da aglomeração de pessoas, limpar, varrer e colher os dejetos e rejeitos deixados pelo caminho. Todos esses aspectos, envolvendo todas essas pessoas, equipamentos e veículos fazem parte da preparação para que um simples Bloco, que pode começar com algumas dezenas de pessoas e terminar com milhares delas, passe ou permaneça em via pública.

Não é tão fácil quanto parece. Não basta dizer "Eu acho que..." sem pensar em todos os aspectos necessários e indispensáveis para que realmente possamos chamar o carnaval de FESTA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário