sexta-feira, 4 de março de 2016

FACEBOOK: Bom papo sobre carnaval em 22 de fevereiro de 2016



Conversa com Marcio Marins Fumaça - Primeira parte
O taxista, o Engenheiro, a Amaral Peixoto e os Desfiles em 2016 na cidade

            Após a realização do CARNAMAR explicava ao meu amigo, Tri-Campeão 2016 da Rua da Conceição, Marcio Fumaça, que observei o evento de vários pontos e achei muito melhor ter assim agido. Afirmei que, infelizmente, “deu errado”. Disse ainda que acreditava no evento mas entendia que outros entes que nele deveriam empenhar-se deixaram essa “batata quente” para a NELTUR, exclusivamente.

            Comentei que colhi alguns depoimentos durante todo o carnaval, inclusive no dia do carnamar. Mas citei o taxista que me trouxe após o término do desfile do Grupo Principal e seu entusiasmo com a féria obtida naquele carnaval. Depoimentos como aquele é que faziam que continuasse acreditando que um o investimento sério na cadeia produtiva do carnaval beneficia inúmeros setores da economia local, como os taxistas, até mesmo.

            Foi quando postou a seguinte mensagem:

Amigo levantei essa no grupo dos Guerreiros do samba. Você precisa esta nesse grupo ,o administrador é Cidclei*. Pede ele pra botar você. É legal .”" AMARAL PEIXOTO , JÁ "" PARA O MAIOR CRESCIMENTO DE NOSSO CARNAVAL, FOI BEM ACEITO O QUE VOCÊ ACHA?
*Presidente do Garra de Ouro, Agremiação que venceu a disputa entre os Blocos

            Como ele perguntou o que achava, respondi: CRESCIMENTO DO CARNAVAL DE NITERÓI não é a mesma coisa que ALARGAMENTO DA VIA DE DESFILE.

            Ele contestou e fez referência aos fios que quase danificaram uma de nossas alegorias.

            Lembrei-lhe que a maior manifestação popular do mundo, UM DOS MAIS BELOS ESPETÁCULOS A CÉU ABERTO existente encontra-se a apenas 10 minutos de barcas, ou 13 km via ponte.  E lhe perguntei:
           
         - Crescer, CRescer, CREscer, CREScer... para que e para onde? PARA DISPUTAR COM A ESTRUTURA JÁ INSTALADA NA CAPITAL?
           
            Justifiquei afirmando que quando penso em CRESCIMENTO de nosso carnaval entendo que necessariamente a REVITALIZAÇÃO o antecede e questões como as dos FIOS deve-se, no meu entender, a uma atenção por vezes displicente da U.E.S.B.C.N..       Comentei que em minha opinião toda a as tarefas referentes a ILUMINAÇÃO da Rua da Conceição foram bem desenvolvidas pela empresa vencedora do Pregão Presencial realizado na NELTUR no dia 25/01. Falei ao amigo e ex-diretor de carnaval da Folia do Viradouro que naquela data tive a oportunidade de esclarecer várias dúvidas que possuía, inclusive alguns relativos a parte da ILUMINAÇÃO, da SONORIZAÇÃO, da localização e montagem das ARQUIBANCADAS, a localização dos CAMAROTES, das CABINES DOS JULGADORES, entre outros. Durante os intervalos bati longos papos com os representantes e/ou donos/sócios das empresas que participaram da disputa. Além de esclarecimentos prestados pelos responsáveis das empresas vencedoras, muito ouvi dos representantes que não ganharam contrato algum. Foram além de transparentes, atenciosos comigo, “novato” naquela modalidade.

            Explicaram-me, inclusive, as PENALIDADES decorrentes do descumprimento das obrigações estabelecidas no Edital. Isso cabia no contexto pois deixei claro que uma de minhas dúvidas havia sido de como era feito o PLANTÃO TÉCNICO. Havia, durante o desfile, um ENGENHEIRO ELÉTRICO disponível para tratar do assunto. Novamente firmei entendimento que CRESCER POR CRESCER, sem saber para onde e como, não iria adiantar e ratifiqeui meu entendimento que ALARGAMENTO DA VIA DO DESFILE e AUMENTO DO ESPAÇO PARA ESPECTADORES não é necessariamente igual a crescimento do carnaval.

Conversa com Marcio Marins Fumaça -
Segunda parte

U.E.S.B.C.N. e sua contribuição para o SUCESSO DO CARNAVAL DE 2016

            Ressaltei, mais uma vez, o que tenho repetido aos quatro ventos: a edição de 2016 foi o MAIOR, MELHOR e MAIS ORGANIZADO CARNAVAL desde o início da revitalização, marcada pela criação da U.E.S.B.C.N. E não só os desfiles da Rua da Conceição mostraram-se um SUCESSO. Afinal, foram 19 PONTOS DE FESTA nos BAIRROS. Eu mesmo contara através do acompanhamento no D.O. do município que neste ano mais de uma dezena de blocos tiveram sua legitimidade reconhecida além do fortalecimento e incremento dos já existentes!

            Então lhe perguntei, já indicando a resposta:

          - Quem fez isso, a U.E.S.B.C.N.? Não!!!! Foi a NELTUR!

            Disse que, para termos esse carnaval, além da NELTUR, que se desdobrou para fazer essa maravilhosa festa(da Presidência ao protocolo, a recepção, a portaria... fiz questão de ressaltar), obviamente o sucesso não teria sido alcançado nem tampouco possível sem a colaboração e o trabalho de pessoas como nós e passei a citar alguns que considero incansáveis na defesa do Carnaval.   Além de outros, citei nominalmente Xororó, Cidclei e Chaynne Santos.

            Afirmei, como tenho feito constantemente, que seria – e ainda é - hora de fortalecer a NELTUR, e que gostaria de ver ao menos uns barcos representando as Agremiações no CARNAMAR. Disse que a Folia do Viradouro deveria ter se empenhando em providenciar ao menos um barco caracterizado.

            Falei do CD que estava sendo esperado, da ausência de informes/revistas com letras dos sambas-enredo que possibilitariam ao público se interessar, se envolver? Será que o percentual entregue pelas Agremiações (baseado nos R$1.555.000,00 que pude identificar pelos extratos publicados no D.O. entre 19/01 e 06/02/16) seriam convertidos, unicamente nas quase 80 homenagens a serem entregues no dia 13/03/16?

            Mas isso fica para outra postagem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário