INTRODUÇÃO
Recentemente
postamos texto com base em indicação bibliográfica do Livro Desfile
na Avenida, trabalho na escola de samba, de Leila Maria da Silva Blass feita
pelo Professor Jardel Augusto Lemos. Em uma a das transcrições realizadas
naquela abordagem destacávamos a parte onde se era ressaltada a “multiplicidade e pluralidade de saberes e de
fazeres artísticos(...) apresentando a produção e o desfile de carnaval sempre
um caráter coletivo” (p.102)
Face
a esse caráter coletivo para a produção de um desfile de carnaval, da multiplicidade de saberes, é que há muito somos
adeptos da instituição de comissões de carnaval. Essa é uma necessidade tanto
nas grandes Escolas de Samba, como as que integram o Grupo Especial, bem como consideramos
indispensáveis nas de menor porte e que contam com pessoas que colaboram de
forma gratuita.
Uma
dificuldade constante é a sobreposição de funções que culmina com a imperfeita
ou inacabada realização de determinadas tarefas. Assim, muito importante se faz
a especificação de atribuições dentro de cada setor correspondente e para cada
membro da Comissão.
COMUNICAÇÃO
DOS FEITOS e DIVULGAÇÃO DAS DATAS E ATIVIDADES
Poucas
agremiações de pequeno porte, como as da cidade de Niterói, contam com um
departamento de comunicação social efetivo, destacando uma série de pessoas em
momentos específicos para prestarem informações, fornecerem dados, veicular e
informar aos órgãos públicos e imprensa em geral de seus eventos e suas atividades
o que prejudica, sobremaneira, a divulgação do que se pretende.
Acabamos
de identificar tal situação em uma Agremiação, onde a divergência de datas
encontradas nos POSTS ”institucionais” da referida rede social facebook fez-nos
encaminhar ao membro que divulgava ambas postagens mensagem particular onde
perguntamos qual a data exata da escolha do samba-enredo. Ambas postagens
informavam 3 datas: Entrega dos sambas, apresentação e Grande final. Tanto as
datas apresentadas para a Entrega dos sambas pelos compositores quanto a
Apresentação estavam em sintonia (01/09/16 e 11/09/16, respectivamente). Porém
a Grande final possuía, cada banner postado, uma data (no caso 25/09 e 28/09). (Até a postagem desse texto não havia nos retornado)
ELEMENTOS
TEXTUAIS DOS ENREDOS
Também
é importante verificar quais são os responsáveis pela definição,
desenvolvimento e apresentação do enredo. Presidência? Carnavalesco? Comissão
de Carnaval? Interessante a abordagem feita por Anísio Abraão David ao
Pesquisador Luiz Carlos Prestes Filho (em O Maior espetáculo da Terra, p.36)
quando afirma:
“Tínhamos um Joãosinho Trinta, que criava bastante. Hoje eu tenho medo dos carnavalescos, porque o carnavalesco hoje não faz mais nada. Sozinho, não faz mais nada, como faziam esses profissionais de antigamente. Tem de ter equipe.”
Conclui
o Anísio:
“Neste momento que me dei conta de que se minha equipe funcionava, seria melhor criar uma Comissão de Carnaval. Esta foi uma grande inovação. Mas, nem todas as Escolas tem uma equipe. Uma equipe forte é fundamental. Todos os carnavalescos que eu convidei, botei pra trabalhar com a Comissão de Carnaval da Beija-Flor”
É
importante ouvirmos o depoimento do patrono da Beija-Flor pois é considerado
pela maioria dos estudiosos em gestão/gerência de Escolas de Samba como sendo o
administrador responsável pela profissionalização das grandes Agremiações.
Afirma-se que as outras Escolas de Samba não tiveram outra alternativa senão a
de seguir a metodologia de trabalho encontrada na Beija-Flor, marcando a passagem
do período “artesanal” para o de profissionalização.
O diretor de carnaval da Beija-Flor, Laíla,
em depoimento ao SRZD-Carnaval trata da comissão de
carnavalescos da Beija-Flor e ratifica a ideia de que “Uma única pessoa não é a responsável por
fazer o carnaval como é hoje”. Ressalta a vantagem de se ter uma COMISSÃO DE
CARNAVAL.
(link do vídeo abaixo)
Após
a fase de DEFINIÇÃO do Enredo, seja essa tarefa da Presidência, Carnavalesco ou
Comissão, é comum identificarmos a presença de técnicos para a pesquisa e
redação dos textos ligados ao enredo. Sobre essa situação até mesmo redigimos
texto para nos redimir da ausência de citação ao mestre JULIO CESAR FARIAS na
parte de pesquisa e redação do enredo definido pela Acadêmicos do Sossego. Havíamos
feito no campo de comentários do Youtube elogios a forma de abordagem e qualificação
dos comentaristas (Luiz Fernando Reis,
Rachel Valença e Hélio Ricardo Rainho). Nossa abordagem deixara naquele
primeiro momento de citar aquele que fora o responsável pela pesquisa e redação
da sinopse, tão elogiada pelos membros da equipe do SRZD (o vídeo e o
comentário podem ser vistos na postagem
http://carnaval2016niteroi.blogspot.com/2016/07/analise-srzd-enredo-de-2017-academicos_22.html
de 22/07/2016).
CONCLUSÃO
Sobre
esse trabalho de pesquisa que antecede a apresentação ao público em geral, o estudioso
Júlio Cesar Farias já havia se debruçado na obra até mesmo transcrevemos a
primeira parte na postagem citada acima (http://carnaval2016niteroi.blogspot.com/2016/07/desculpe-me-pela-injustica-mestre-texto.html)
.
Hoje,
04/08/16, outra importante Agremiação da cidade de Niterói fará a entrega da
sinopse aos compositores. A apresentação do Enredo pela dupla de carnavalescos
da atual Bi-campeã do carnaval na cidade de Niterói seguiu o formato sugerido
por Farias no Tópico APRESENTAÇÃO A
DIRETORIA.
Torcemos para que a
fase de APRESENTAÇÃO AOS COMPOSITORES também siga, ao menos em parte, as
orientações do mestre Julio Cesar Farias.
Terminamos
essas poucas transcrevendo os pontos 1.5.3 e 1.5.4 da obra ENREDO NAS ESCOLAS
DE SAMBA e aproveitando para renovar os desejos de plena recuperação da recente
cirurgia pela qual passou o estudioso do carnaval, autor do texto abaixo.
1.5.3 - Apresentação a Diretoria
Com o enredo definido, o carnavalesco, em reunião, apresenta-o detalhadamente a Diretoria da Escola, mostrando as possibilidades de seu desenvolvimento no desfile. Em sua explanação, o carnavalesco procura convencer o setor administrativo a abraçar o tema daquele ano para a disputa no concurso oficial. É necessária a aprovação de todos os setores da agremiação para que o enredo seja bem desenvolvido pela Escola.
Tal reunião para apresentação do enredo ocorre mesmo se o enredo em questão for determinado pela referida Diretoria. Cabe ao carnavalesco e seus auxiliares pesquisarem o tema e depois apresentá-lo aos demais segmentos da Escola.
1.5.4 - Entrega da Sinopse aos Compositores
Os compositores da respectiva ala da Escola são convocados a comparecer em local determinado pela agremiação para que lhes seja entregue a sinopse do enredo. Nesta reunião, que pode ou não ser aberta para compositores de fora da agremiação, o carnavalesco e/ou Diretor de Carnaval procura explicar todos os pontos referentes ao enredo, colocando-se, depois, a disposição dos mesmos para sanar eventuais dúvidas sobre o tema.
Tal explanação do enredo para os compositores torna-se importantíssima devido ao fato de muitos carnavalescos ainda terem dificuldade em elaborar a sinopse do enredo. Ha, inclusive, sinopses com falhas gravíssimas em sua elaboração. As explicações do carnavalesco nessas reuniões são, portanto, fundamentais e necessárias para diminuir equívocos dos compositores na elaboração do samba-enredo.
Nesta palestra, também são dados os prazos de entrega dos sambas gravados, com as respectivas letras, para que possa ser feita a triagem dos sambas concorrentes que estejam mais de acordo com o enredo.





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