sábado, 30 de janeiro de 2016

CARNAMAR 2016 em NITERÓI

A confirmação durante a semana do Presidente da Neltur, José Hadddad, da realização do tradicional CARNAMAR ratifica o interesse do município em revitalizar o carnaval de Niterói para todos os cidadãos em todas as esferas, beneficiando a IMAGEM DA CIDADE como receptiva, alegre e adequada para o turismo das mais variadas formas. Em ano olímpico, nada melhor e mais adequado. 

Imagem da Postagem realizada pelo Presidente da Neltur

O Presidente da Neltur foi extremamente feliz em fazer o anúncio oficial do Carnamar através de seu perfil na rede social facebook no mesmo dia em que a Baía de Guanabara foi um dos assuntos mais discutidos nas redes sociais. A hashtag que envolvia os brasileiros (#RioWater) foi bastante comentada naquele dia pois a poluição da Baía chamou a atenção do jornalista Mike Greenberg, um dos apresentadores do programa matinal da ESPN Radio “Mike & Mike”, onde lançou um desafio aos membros do COI: “Se qualquer membro do Comitê Olímpico Internacional levar a sua família para ficar nessa água, eu pago do meu bolso”, disse Greenberg .

 Entendemos que o CARNAMAR é importante para a cidade por vários aspectos. Primeiramente, é importante pois mantém uma TRADICIONAL FESTIVIDADE de Niterói. Embora exista certa divergência quanto a data de início da festividade, certo é que era realizado desde 2001, quando iniciou-se a disputa entre as embarcações que estivessem mais enfeitadas. O evento sempre aconteceu na Baía de Guanabara e teve diferentes pontos de partida e trajetos com o decorrer dos anos, sendo o início na enseada de Jurujuba. Podia abrir ou fechar o carnaval na cidade.

 O CARNAMAR surgiu no Jurujuba Iate Clube (JIC), em 2001, porém ganhou apoio oficial em 2007. A cada edição, o evento vem reunindo mais barcos.

 Em 2009 (15/02) o evento reuniu cerca de 70 embarcações e já na sua edição de 2011 o número de barcos que acompanharam o festejo já dobrara, dando ao festejo certa notoriedade, colocando-o no calendário de festas da cidade. Páginas na internet dirigidas aos usuários de embarcações e usuários de esportes náuticos divulgavam a festa, além da imprensa tradicional. A inclusão de uma nova categoria a ser premiada (Exclusiva para Barcos de Pesca) tornou mais interessante e animado o evento.



 Naquele ano cerca de 150 embarcações e aproximadamente 1.500 foliões participaram do passeio. Foi nessa oportunidade que estabeleceu-se o roteiro definitivo tradicional, que incluía num primeiro momento as praias da orla da Baía de Guanabara em Niterói (Charitas - São Francisco – Icaraí – Boa Viagem), sendo o ponto alto do festejo defronte ao MAC, símbolo da cidade. A Barca Jassanã levava ritmistas, autoridades, convidados e os julgadores, que analisavam os barcos mais animados e bem decorados. No retorno as embarcações seguiam até a Fortaleza de Santa Cruz, na entrada da Baía para finalizar a festa no Baile Carnavalesco promovido pelo Jurujuba Iate Clube.

 Em 2012 o Ferry Boat Roza Rabello fez o papel anteriormente realizado pela Jassanã em 05/02. No Clube os ritmistas do GRES Unidos da Região Oceânica e a Banda El caribe animaram a festa.

 Em 2013 houve a primeira modificação no calendário do CARNAMAR, sendo realizado duas semanas após o carnaval (24/02/13) e na edição de 2014 (16/02) voltou a ser o grito de abertura do carnaval. Naquele ano foi incluído no trajeto praias da orla do Rio de Janeiro (Urca-Botafogo-Flamengo-Catete).

A versão digital do Jornal A CASA DA GENTE 
anunciava desde 2015 o retorno da atividade

 Em 2015 não houve CARNAMAR na cidade em virtude de desentendimento entre o Clube onde surgiu a festividade e a Presidência da Neltur, que pretendia restringir a atividade ao mar.

 Torcemos pelo sucesso do evento. Niterói só tem a ganhar com as medidas de revitalização do carnaval, seja nos bairros, com o apoio das Agremiações que nos representam nos desfiles no Rio de Janeiro, com o incremento dos desfiles na Rua da Conceição e com o retorno do CARNAMAR.

Postagem que inserimos em rede social antes do anúncio oficial

Nenhum comentário:

Postar um comentário